top of page
  • Foto do escritorMariana Garavelli

O que o uso do sabonete e da bucha podem causar na nossa pele

No post desta semana vamos falar sobre a importância da barreira cutânea. Você já ouviu falar nisso? Aqui você vai entender a importância dessa barreira natural que atua na proteção da pele. A barreira cutânea é uma camada que fica sobre a epiderme, constituída por gorduras (na sua maioria ceramidas).


O uso frequente de sabonetes agressivos, com agentes detergentes, sabonetes bactericidas, também o uso de buchas agredimos a barreira de proteção da pele.

Conheça as funções da barreira protetora da pele

A barreira da pele tem algumas funções, todas relacionadas à defesa da derme e epiderme. Ela é responsável por:

- Regular a perda transdérmica de água; - Determinar o pH da pele, criando condições favoráveis às bactérias que vivem em harmonia na sua superfície e que têm função de defesa contra outros microrganismos indesejáveis; - Proteger a pele de agressões externas, como clima, poluição e exposição solar.

Para que essa camada se mantenha sempre saudável, é importante evitar alguns hábitos nocivos, como usar água muito quente, sabões muito agressivos ou esfregar a pele com a toalha. Além disso, é importante investir em um hidratante que tenha a função de repor ceramidas e lipídeos, para restaurar os danos da barreira.


Desequilíbrio na MICROBIOTA causa problemas

Se a barreira cutânea não está bem formada e fortalecida, é mais fácil que a pele receba interferências negativas como infecções e comece a apresentar sinais de doenças.


Alguns destes problemas podem ser acne, dermatite atópica, psoríase, eczema e rosácea. Pele mais seca, pele mais oleosa e caspa também podem ser sinais. Até mesmo o envelhecimento precoce da pele pode ser afetado por conta desse desequilíbrio.


Hoje já se entende a importância de não eliminar todos esses microrganismos que habitam a pele. Pelo contrário, hoje a ciência e a indústria de dermocosméticos trabalham para aumentar a quantidade dessas “bactérias do bem”. Que pretendem trazer mais saúde e previnem e evitam doenças, já que auxiliam na imunidade.


O que fazer para manter a barreira de proteção da pele

Já existem alternativas disponíveis para pensar e agir em favor da sua pele. Um exemplo é a substituição de sabonetes normais por sabonetes syndets, que não contém detergentes na composição. Filtros solares que protejam da exposição dos raios e do foto envelhecimento também ajudam. Uma boa hidratação é um fator determinante, afinal, evitar o ressecamento também auxilia manter a qualidade e a elasticidade da pele.


Produtos com prebióticos também são ótimos aliados da microbiota da pele, já que eles melhoram as condições de vida desses microrganismos, melhorando a quantidade fibras, das quais eles se alimentam, e até melhoram a aparência de peles acneicas.

E você, vai continuar agredindo a sua pele?


408 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FOTONA 4D

whatsapp-logo-png.png
bottom of page