top of page
  • Foto do escritorMariana Garavelli

6 DICAS PARA EVITAR PELE SECA NO INVERNO

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Com a chegada do inverno é normal sentirmos a pele ressecada , a temperatura mais baixa, vento frio e clima seco favorecem a perda da umidade natural do corpo. Bebemos menos água e tomamos banhos mais quentes, tudo isso colabora para que a pele resseque.

Como lidar com esse ressecamento natural?


1 - Use sabonetes suaves e crie o hábito de usar hidratantes diariamente.


2- Invista em produtos que contenham manteiga de karité, glicerina, vitamina E, ureia e antioxidantes.


3- Use água thermal, que é um produto rico em minerais que ajuda a refrescar, hidratar, acalmar e purificar a pele, aliviando a irritação, desconforto, ardor, além de proteger contra poluição.


4- Não se esqueça de usar protetor solar! Mesmo com tempo nublado, os raios ultravioletas (UV) atingem a nossa pele.


5- Hidrate sua pele de dento para fora: Beba água! No inverno sentimos menos sede e bebemos pouca quantidade de água. Isso faz com que seu organismo destine menos água para sua pele.


6- Evite longos banhos quentes, a água quente remove a camada de gordura de proteção natural da pele deixando a mais vulnerável a ressecamento. Outro efeito é abrir os poros da pele, então, a água que havia nessa região evaporará.


Não importa se você tem pele seca ou oleosa. Se sua pele for oleosa, as glândulas sebáceas, iram perceber que sua pele esta seca demais. Com isso começaram a produzir óleo para pele em excesso. Causando reação, em alguns pontos ela fica brilhosa demais, devido ao excesso de óleo, e em outros seca demais. Agora se a sua pele for seca, as glândulas sebáceas não conseguiram repor o óleo perdido, assim a pele ficará com aspecto opaca e craquelada.


Curiosidades


Na baixa temperatura ocorre uma diminuição do sebo produzido pela pele e essa diminuição de sebo causa uma perda mais rápida da água da pele para o ambiente, levando a um ressecamento.

Outro ponto que contribui para o ressecamento é que no inverno suamos pouco e o suor ajuda na hidratação também.


Além de seguir todas as dicas é indispensável a consulta com um dermatologista que irá te auxiliar em quais produtos utilizar, específicos para sua pele e necessidade.


Gostou das dicas? Veja mais em nosso instagram: @clinicacintiamartins

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-png.png
bottom of page