top of page
  • Clínica Cíntia Martins

O que as unhas dizem sobre sua SAÚDE?


Quem nunca olhou para as unhas e percebeu algo diferente? Uma marquinha, um rachado, uma coloração diferente.


Poucos sabem, mas a unha é o termômetro natural da nossa saúde. Elas podem indicar fatores de envelhecimento, falta de vitaminas, estresse, doenças genéticas, problemas de saúde, e muito mais. Mas você sabia que tudo o que acontece na sua unha, aconteceu antes na chamada de “Fábrica da Unha”? A sua Matriz.

A Matriz está localizada abaixo da pele, na base da unha, contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem as células responsáveis pela saúde. Qualquer dano sofrido na Matriz, pode ser visto depois em anomalias.


Quais os tipos de Anomalias? Quando devo procurar um médico?

O formato considerado “normal” das unhas é levemente mais elevado no centro, caindo em curva para a ponta. Unhas que nascem com outro formato, com ondas ou desníveis, por exemplo, sinalizam a presença de alguma anomalia.


UNHAS ESTRIADAS

Costumam ser um sinal normal de envelhecimento, por falta de colágeno na matriz, assim como rugas no rosto. Mas em pessoas jovens pode significar falta de vitamina ou condição genética.

MANCHAS BRANCAS (LEUCONÍQUIA)

A matriz pode ter sofrido um trauma por conta de espátula na manicure, batida ou mordida. Também pode significar falta de vitamina ou doença na unha.

LINHA DE BEAU

A matriz parou de fabricar a unha por um tempo, por conta de uma doença ou stress muito intenso.

MELANONÍQUIA ESTRIADA

Pode ser só uma pinta na fábrica da unha, ou pode ser um câncer gravíssimo, chamado MELANOMA. Se for em todas as unhas pode ser genético ou por remédio.

Na dúvida, procure um médico dermatologista. As mãos são um importante cartão de visitas. O que torna os cuidados tão essenciais quanto em qualquer outra parte do corpo.


999 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


whatsapp-logo-png.png
bottom of page