top of page
  • Foto do escritorMariana Garavelli

Condicionador antes e depois do Shampoo?

Você já percebeu que depois que lavamos os cabelos com shampoo, nossos fios ficam com cargas negativas, que se repelem, ficando com aquele aspecto seco, embaraçado e difícil de pentear? Piorando mais ainda se você já tem o cabelo seco, desidratado e com química.

Shampoo

Para o shampoo fazer espuma e retirar as gorduras e sujeiras do cabelo, na composição existem detergentes que fazem essa limpeza, e o que muita gente não sabe é que esses detergentes agridem o nosso fio, ainda mais quando aplicado várias vezes. Esses agentes de limpeza fazem parte de 10% a 15% do shampoo e também são responsáveis pela espuma.


Condicionador

A fim de eliminar ou, pelo menos, diminuir essa repulsão, é que usamos os condicionadores capilares.


Os condicionadores são surfactantes ou agentes tensoativos catiônicos, ou seja, que na água se dissociam de modo que a cadeia carbônica forme um cátion (composto com carga positiva). Essas cargas positivas neutralizam as negativas deixadas pelo shampoo e a repulsão entre os fios diminui.


Os principais condicionadores possuem grande afinidade com a queratina do cabelo, o que torna mais difícil removê-los. É graças a isso que quando enxaguamos os cabelos que contêm condicionador, eles adquirem um aspecto pesado, por isso a importância enxaguar o cabelo completamente após o ultimo passo. Além disso, é por causa dessa grande afinidade com a queratina que o condicionador proporciona maciez e brilho aos fios.


Da consciência disso tudo que foi criado o conceito de pré poo ou pré shampoo, muito falado por diversas blogueiras. Nada mais é que um método para proteger os fios (do comprimento as pontas) contra os detergentes agressivos do shampoo.

DICA:

Já existem alguns produtos denominados como pré shampoo, porém a dica de hoje é, utilize o condicionador como pré shampoo. Não precisa ser o condicionador mais caro, nem o que você usaria normalmente para finalizar, e sim um baratinho, pode ser até aqueles potes de máscara de hidratação, que também fará essa função de proteção.


Passo a passo:

1) Antes de entrar no banho, aplique o condicionador ou a máscara, do comprimento as pontas, deixe agir em torno de 5 a 10 minutos.

2) Comece a aplicar o shampoo, lembrando que shampoo é somente na raiz, jamais passe no comprimento, pois o que escorrer já será suficiente para lavar o restante dos fios. O shampoo abre as cutículas do cabelo e assim estará pronto para receber o próximo passo.

3) Se você gosta de fazer hidratação com alguma máscara, ou até mesmo faz cronograma capilar (Hidratação, Reconstrução e Nutrição) essa é a hora de aplicar do comprimento as pontas e deixar agir. (Veja aqui dicas de cronograma capilar)

4) Após retirar a máscara aplique o condicionador para selar as pontas e enxágue retirando por completo.

Esse processo vai ajudar muito, principalmente as cacheadas, crespas, loiras e também quem tem algum tipo de química no cabelo.

Faça o teste e me conte se te ajudou. Minhas pacientes relatam que após fazer essa técnica o cabelo nunca mais foi o mesmo, pois proporciona proteção, hidratação e maciez aos fios. Gostou desse conteúdo? Me siga para mais dicas @clinicacintiamartins.


3.075 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-png.png
bottom of page